Mexirica - 3 a 6 cm (Etroplus maculatus)

Código: PXDEM
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Tamanho máximo que pode atingir: 8 cm

Origem: Sudeste asiático (Índia e Sri Lanka)

pH ideal: 7,5 a 8,5

Temperatura: 22 a 28C

Alimentação: Ração, pequenos invertebados, algas etc.

Aquário mínimo recomendado: 100 litros

Comportamento: Pacífico, porém, como todo ciclídeo, pode ter alguns comportamentos territoriais.

Adequado para plantado: Sim

Informações adicionais (texto de Marne Campos):

Apesar de ser encontrado facilmente nas lojas, o Mexirica, como é conhecido popularmente, tem algo de muito especial e que poucos sabem, é habitante original das águas da Índia e Sri Lanka, sendo assim um dos poucos membros da família Cichlidae (Ciclídeos) originários da Ásia! O nome Mexirica foi dado devido à sua cor e formato que são semelhantes à um "gomo" da fruta, podendo variar do amarelo claro até um tom de amarelo bem intenso, quase laranja; em alguns países possui ainda os nomes de Ciclídeo da Índia e Orange Chromide.

O Mexirica via preferir uma água alcalina e até mesmo salobra, volume de pelo menos 100 litros, com substrato arenoso e vegetação densa, o que será bastante apreciado pelo peixe, que costuma ser encontrado em regiões com essas características.

O ideal é mantê-lo em casal, mas caso não seja possível, prefira manter mais de três exemplares, pois em números menores podem ocorrer perseguições entre eles. Rochas e plantas podem ajudar a diminuir as disputas por território, muito comum entre ciclídeos. Não há grandes restrições quantos aos demais peixes que irão dividir o aquário com os Mexiricas, só é necessário que não caibam em sua boca (que não é muito grande) e tenham as mesmas exigências quanto aos parâmetros da água.

A reprodução em água salobra com os parâmetros próximos aos ideais é mais comum, porém há relatos da reprodução em água doce também. O ideal é separar o casal em um aquário apenas para eles. A desova costuma ocorrer em alguma pedra ou superfície lisa e o tempo de eclosão poderá variar de três a seis dias, dependendo da temperatura e salinidade da água, quanto mais quente, mais rápido os ovos eclodem. Assim que isso acontecer, os pais costumam transferir os filhotes para alguma toca, que pode ser formada por pedras ou troncos. Eles se encarregam de cuidar dos filhotes e ficam bastante agressivos com tudo que se mova próximo à eles. Muitos dizem que o sucesso do desenvolvimento dos alevinos está bastante relacionado à salinidade da água.

A alimentação dos filhotes poderá ser feita através de microvermes, náuplios de artêmia, entre outros pequenos alimentos. Os adultos preferem alimentos vivos mas também costumam aceitar ração industrializada para alevinos.

 

DICA: Não utilize os preços de seres vivos do site para descobrir os preços em nossas lojas físicas, os valores podem ser diferentes para retirada na loja.

 

A PRÓ-AQUARISTA NÃO ENVIA PEIXES PELOS CORREIOS, APÓS SELECIONAR SEU ESTADO E CEP, O SITE DISPONIBILIZARÁ UMA FORMA DE ENVIO ESPECÍFICA PARA ANIMAIS ATÉ O SEU DESTINO.

 

CASO A FORMA DE ENVIO ADEQUADA NÃO ESTEJA DISPONÍVEL PARA SEU ESTADO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E ANALISAREMOS UMA FORMA POSSÍVEL DE ENVIARMOS O ANIMAL PARA O SEU ENDEREÇO.

 

Por se tratar de um ser vivo, detalhes de coloração e forma podem variar de um indivíduo para outro.

Sobre a loja

Nossa missão é oferecer ao aquarista brasileiro, um padrão de atendimento e satisfação que gostaríamos de receber quando comprássemos um produto, seja ele em loja física ou pela internet. A Pró-Aquarista é uma loja situada na cidade de Campinas-SP que também possui atuação pela internet, atendendo à todas as regiões do Brasil.

Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

A. da S. Campos Import. e Export. - CNPJ: 20.235.117/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail