Caranguejo Aranha (Stenorhynchus seticornis)

Código: IVMSS
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

Tamanho máximo que pode atingir: 10 cm

Origem: Oceano Atlântico

pH ideal: 8,3 a 8,4

Temperatura: 23 a 28C

Alimentação: Ração, artêmia, pequenos invertebrados, peixes mortos ou debilitados etc.

Aquário mínimo recomendado: 50 litros

Comportamento: Pacífico, não costuma importunar os peixes. É um aliado do aquarista no controle de vermes de fogo.

Inofensivo p/ corais (reefsafe): Sim, porém há relatos sobre atacarem corais caso falte alimento.

 

Informações adicionais (texto de Marne Campos):

São animais seguros para aquários com corais, porém raros nesse tipo de aquário pois apesar de não danificarem os corais, costumam caminhar por eles em busca de alimentos, onde durante a sua "caminhada" acabam provocando o seu fechamento, principalmente dos corais moles, que se encolhem ao menor sinal de perigo. Se esse comportamento não incomodar o aquarista, a presença de um Caranguejo Aranha com certeza será motivo de facínio pra quem observa o aquário, principalmente para quem nunca viu um.

Costumam ser capturados na natureza e vendidos em lojas de aquário com aproximadamente 5 cm de diâmetro, porém dobram facilmente esse tamanho se mantidos em um aquário adequado. Esse não precisa ser muito grande, um aquário de 60 litros já é suficiente para abrigar um indivíduo.

Sua dieta consiste em ração, demonstrando grande habilidade em pegar até mesmo flocos na coluna d'água da movimentada água dos aquários de corais, porém passa o tempo todo atrás de alimento, vasculhando cada fresta de rocha que encontrar. Apesar de não ser comum, pode se alimentar de peixes. Como todo invertebrado, é oportunista, porém normalmente quando é encontrado com algum peixe em suas garras, a presa já estava debilitada e com os reflexos lentos. Pode ser agressivo com camarões menores como os Bailarinos (Lysmata wurdemanni), porém há casos onde as duas espécies foram mantidas juntas sem maiores problemas. Entre sua dieta estão também os vermes de fogo e não será difícil encontrá-lo degustando algum aos pedaços. Os corais só entrarão em sua dieta caso falte outros tipos de alimentos, nesse caso os pólipos e mushrooms podem ser alvos.

A reprodução em cativeiro não costuma acontecer com sucesso, as larvas são de nado livre e não costumam ultrapassar as primeiras fases larvais. O sexo pode ser diferenciado pelo tamanho, os machos atingem 10cm, as fêmeas ficam menores. São caranguejos de hábitos noturnos, porém é possível vê-los se deslocando pelo aquário durante o dia. Como outros invertebrados, sua capacidade de regeneração é grande e uma pata perdida poderá ser reposta em uma ou duas trocas de casca.

 

A PRÓ-AQUARISTA NÃO ENVIA PEIXES PELOS CORREIOS. APÓS INFORMAR O SEU CEP NA PÁGINA DO PEIXE, NOSSO PRÓPRIO SITE DISPONIBILIZARÁ UMA FORMA DE ENVIO ESPECÍFICA PARA ANIMAIS ATÉ O SEU DESTINO.

 

CASO A FORMA DE ENVIO ADEQUADA NÃO ESTEJA DISPONÍVEL PARA SUA CIDADE, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E ANALISAREMOS UMA FORMA POSSÍVEL DE ENVIARMOS O ANIMAL PARA O SEU ENDEREÇO.

 

Por se tratar de um ser vivo, detalhes de coloração e forma podem variar de um indivíduo para outro.

Sobre a loja

Nossa missão é oferecer ao aquarista brasileiro, um padrão de atendimento e satisfação que gostaríamos de receber quando comprássemos um produto, seja ele em loja física ou pela internet. A Pró-Aquarista é uma loja situada na cidade de Campinas-SP que também possui atuação pela internet, atendendo à todas as regiões do Brasil.

Pague com
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

A. da S. Campos Import. e Export. - CNPJ: 20.235.117/0001-61 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail